Acesse nosso portfólio online Acesse nosso portfólio online

ICESP realiza validação comparativa de creatinina em equipamentos Radiometer

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira – ICESP, criada pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina para ser o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina, atende cerca de 6 mil pacientes com diagnóstico de câncer mensalmente.  Além do atendimento médico, os profissionais do ICESP desenvolvem atividades educacionais e de pesquisa em parceria com a  Faculdade de Medicina da USP no país. O objetivo é transformar o Instituto em um centro de pesquisa de referência na área do câncer, inclusive no estudo de novos fármacos, tratamentos e métodos.

Baseado nessa experiência, o ICESP realizou em seu laboratório de urgência uma validação comparativa de equipamentos de gasometria. Os Equipamentos utilizados para o estudo foram o Cobas Modular Analytics EVO - Roche  e o ABL 800 da Radiometer, os aparelhos foram utilizados para a comparação dos resultados de creatinina em 21 amostras.

Abaixo leia a entrevista realizada com a equipe do laboratório de urgência do ICESP, a médica Dra: Lucilene Rodrigues e os biomédicos Daiane Salomão, Jesiel Assis, Fabia Bezerra e Aline Veludo, e os resultados desse projeto.

É a primeira vez o ICESP faz uma validação com equipamentos? Qual a experiência da Instituição nesse processo?

O ICESP tem vasta experiência com a validação comparativa de equipamentos, esse projeto foi galgado nas experiências de todos os profissionais envolvidos. Mas com a comparação de equipamentos de gasometria foi à primeira vez. Foi muito bom participar desse projeto.

Fale um pouco sobre a parceria do ICESP com a Faculdade de Medicina da USP.

R: A USP é a entidade que administra o Hospital das Clínicas, nosso trabalho é voltado para pesquisa científica e educacional. Essa parceria com a USP proporciona ao ICESP a aplicação prática desses estudos no nosso Centro de Oncologia. O que torna todas as nossas pesquisas baseadas em teoria e prática.

Como foram realizados os testes e quais foram os resultados?

Os testes visavam à comparação da dosagem de creatinina realizada em nosso laboratório por duas metodologias distintas: eletrodo seletivo (Gasometria ABL800/Radiometer) e método de creatinina Jaffé. Iniciamos o nosso estudo através da comparabilidade analítica de equivalências. Foram comparados os resultados de 21 amostras de soro (livres de hemólise, lipemia ou icterícia), dosadas seqüencialmente pelas duas metodologias. O estudo mostrou resultados excelentes de comparabilidade através de correlação linear. 

Quais as principais vantagens do ABL em relação ao método utilizado, com respeito a facilidade de uso, rapidez e manutenção?

No equipamento convencional, o volume necessário para a dosagem é maior, maior tempo para a liberação do resultado, pois existe a necessidade de tempo de retração do coagulo e centrifugação do sangue, ao passo que no ALB 800, a quantidade de amostra para o ensaio é reduzida, requerendo homogeneização da seringa antes de ser acoplada no equipamento, uma manobra simples e extremamente rápida. 

Quais os benefícios para o serviço do ICESP ao obter os resultados de creatinina no ALB 800?

Uma grande vantagem do ABL 800 é nos permitir liberar resultados rapidamente, com redução no tempo de espera do corpo clínico/assistencial nas tomadas de decisões. O equipamento possui fácil manuseio e pequeno porte. 

Qual a reação do corpo médico responsável pelo cuidado emergencial ao receber o resultado em poucos minutos e com a mesma confiabilidade?

Para o corpo clínico é importante reduzir o tempo do paciente dentro do hospital e, no nosso serviço de urgência, este resultado de creatinina é utilizado principalmente pelo serviço de imagem, como fator decisivo para administração ou não do contraste no paciente, por obtermos um resultado em menor tempo o médico pode tomar decisões antecipadas e liberar o paciente para a conduta necessária em menor tempo.

De que forma esse projeto de validação comparativa de equipamentos de gasometria contribui para a área médica e de que forma o ICESP irá aplicá-la a sua realidade?

Esse trabalho tem importância fundamental para a área, pois envolve um processo muito grande de exames de bioquímica em geral. Esse comparativo contribui e muito para a área médica, pois nos proporcionará uma maior confiabilidade e um diagnóstico rápido e preciso dos exames.

 

Curta nossa página: https://www.facebook.com/biodinabrasil 

 

Biodina Brasil

Tel. (21) 2435-9800