Acesse nosso portfólio online Acesse nosso portfólio online

AQT90 Flex - Qualidade laboratorial na ponta dos dedos

O analisador de imunoensaio AQT90 Flex, da Radiometer, é uma plataforma de análises laboratoriais nova no país e na América Latina, mas que já é um sucesso em emergências dos principais hospitais europeus. No Brasil, a Radiometer é representada pela Biodina.

     O slogan utilizado pela Radiometer no catálogo do produto – “qualidade laboratorial na ponta dos dedos” – traduz em poucas palavras os diferenciais do equipamento. Isso porque o AQT90 é um equipamento de Teste Laboratorial Remoto (TLR) que possibilita à equipe médica ter, de forma bastante simples e prática, um diagnóstico rápido (em torno de 15 minutos) e preciso (com a qualidade e segurança laboratorial) de uma série de situações críticas em unidades de pronto atendimento, principalmente infarto.

     Assim, a grande novidade dessa plataforma é que ela leva a confiabilidade do exame laboratorial para dentro da emergência. Qualquer pessoa da equipe do pronto-socorro (médico, enfermeira ou auxiliar de enfermagem) pode recolher uma amostra de sangue do paciente e colocá-la no aparelho que, em cerca de 15 minutos, dá um resultado quantitativo da troponina (infarto) e de outros parâmetros também essenciais numa emergência, como os relacionados à detecção de insuficiência cardíaca, trombose venosa profunda (“doença da classe econômica”), embolia pulmonar, infecções e gravidez. Todos os testes no AQT90 são feitos em paralelo: marcadores cardíacos, de coagulação, de infecção e de gravidez em um único equipamento.

     Com um resultado rápido e seguro, o médico tem mais condições de salvar vidas; indicar o tratamento mais adequado para pacientes que estejam infartando, com ganho de tempo; esclarecer dúvidas comuns como, por exemplo, se um paciente está tendo um infarto ou um AVC; e evitar, em muitos casos, intervenções invasivas que não seriam necessárias.

Além de contar com mais um recurso para salvar vidas e indicar tratamentos mais adequados a cada caso, o hospital também é beneficiado por poder gerenciar melhor o fluxo de pacientes na emergência.

     Como passam a ter resultados mais rápidos e, sobretudo, precisos, para diagnosticar uma série de problemas comuns nas unidades de pronto atendimento, os médicos podem dar um encaminhamento melhor, mais seguro, para cada caso. Em vários países europeus há, inclusive, um tempo limite para a permanência de pacientes em emergências. Em três horas, eles devem ser internados ou voltar para casa, com toda a orientação médica necessária.

     O teste laboratorial remoto (TLR), ou, no inglês, point of care testing (POCT), foi o tema principal do último Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, onde foi lançado o livro “Diretriz para a Gestão de Garantia da Qualidade de Testes Laboratoriais Remotos”, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina

Laboratorial.

     O AQT90 Flex, da Radiometer, representa a nova geração de equipamentos point of care, dadas a rapidez e precisão dos resultados que produz e, ainda, a possibilidade de ampliação, já nos próximos anos, dos parâmetros analisados.